Páginas de Contato
TwitterFacebook
Categorias de Menu

Publicado em História

História da Cidade Baixa

A Cidade Baixa surgiu com sucessivas ampliações da área de praia original que, a partir de meados do século XVI, chegava ao pé da “montanha” para servir como o Porto da antiga Salvador. Nela foram construídas fortificações, amarras de naus, cais para saveiros e depósitos de mercadorias que iam e vinham de todas as partes do mundo.

A primeira área é chamada de Conceição da Praia – cuja base foi erguida em 1549 a mando do capitão Tomé de Souza, o primeiro Governador-Geral do Brasil. Aí estão também o Forte de São Marcelo, edificado em meados do século XVII e reformado no inicio do século XIX para defesa do porto, o quebra-mar, construído no inicio do século XX, o Mercado Modelo, instalado no prédio da antiga alfândega construída em meados do século XIX a rampa do Mercado Modelo, antigo porto dos saveiros que atravessavam a Baia de Todos os Santos, e o Elevador Lacerda, que teve sua primeira torre inaugurada em 1873 pelo engenheiro Antônio Lacerda e foi remodelado e acrescido da Segunda torre, em 1930.

Seguindo na direção norte, está o prédio da Associação Comercial, construído em 1817 sobre as fundações do antigo Forte de São Fernando. Localiza-se a segunda área, abrangendo o Solar do Unhão – também fruto de aterros que conquistaram o mar entre os séculos XVI e XX e único conjunto arquitetônico com elementos rurais no espaço urbano da cidade, que hoje abriga o Museu de Arte Moderna e o Parque das Esculturas.

Um pouco mais sobre a Cidade do Salvador, que foi fundada por Tomé de Souza em 1549, que cresceu ao longo dos séculos, tornando-se uma metrópole regional, exibindo em seus logradouros antigos e modernos uma série de atrativos culturais que podem ser vistos nos seus casarões, igrejas, conventos e museus. Entre tantos atrativos destaca-se o seu centro histórico divididos em dois planos que formam a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

Na Cidade Baixa se situam casas comerciais, escritórios, repartições públicas, bancos, instalações do porto, Mercado Modelo, e muitos pontos de atração turísticas assim como, Igreja do Bonfim, Basílica da Conceição da Praia, Ponta do Humaitá, Elevador Lacerda (o meio de ligação mais rápido entre os dois planos da cidade). Ainda o magnífico panorama da Baía de Todos os Santos, que mostra suas águas calmas, dando ‘a paisagem um toque de encanto todo especial.

Atualmente na Cidade Baixa você irá encontrar alguns dos principais Bairros, Largos, Praças, Festas, Igrejas, Clubes, Fortes, Praias, Bares, Restaurantes, Academias, Lanchonetes, Escolas, Lan Houses, e Muito mais.

Fonte: Bahiatursa
Créditos de imagem: Jota Freitas